ANDY WARHOL E O FILME DE SURF

16 de Junho de 2020

Do oldskool ao cool, pegue ondas artísticas de uma moda pop.

Andy Warhol é conhecido como uma das figuras mais importantes do movimento pop art – mas você sabia que ele tem uma ligação com o surfe? O artista tem um trabalho muito bacana captado durante sua estadia na Califórnia em 1968: um conjunto de polaróides, slides, gravações de áudio e pinturas que fazem parte da pesquisa pra “San Diego Surf”, um dos primeiros filmes de surfe da história.

 

O filme de 90 minutos foi rodado em La Jolla, Califórnia, e apresenta Joe Dallesandro, Viva e Taylor Mead em uma arte pop colorida e hilária. O filme de surf de Andy Warhol foi concluído, mas nunca chegou às bilheterias até 1995, quando o Museu Warhol indicou o co-diretor Paul Morrissey para finalizá-lo. Em 2011, "San Diego Surf" viu a luz do dia em um evento especial de exibição.

 

A relação entre Andy Warhol e o surf é bastante interessante e incomum. "La Jolla foi um dos lugares mais bonitos que eu já vi. Alugamos uma mansão à beira-mar e algumas outras casas para as pessoas que estariam no filme", ​​explicou o artista de arte pop. "Todo mundo estava tão feliz por estar em La Jolla que os problemas de Nova York sobre os quais costumávamos fazer nossos filmes, desapareceram - a vantagem vinha de todo mundo. De vez em quando eu tentava provocar algumas brigas para poder filmar, mas todo mundo estava relaxado demais até para lutar. Acho que é por isso que tudo acabou sendo mais um momento de um monte de amigos tirando férias juntos do que um filme", acrescentou.

 

As filmagens de "San Diego Surf" levaram duas semanas, e foi um circo artístico completo com bebidas, drogas e loucura. 

 

Pop art, surf e surrealismo para todos os gostos.

Artista plástico, cineasta, pensador maluco. Warhol deu a largada de uma revolução na arte, através de absorção das vulgaridades do mundo consumista.

Andy Warhol era (também) o ‘cara’ da música. 

 

Nas décadas de 1950 e 1960, as capas já não eram apenas simplesmente ilustradas. O próprio Warhol provou que existia interatividade com quem comprava vinis, com capas ousadas e emblemáticas. E suas criações atraíram artistas de diferentes gêneros musicais.

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