Com um plano para minimizar o impacto da poluição nas praias, Patricia Almeida, fundadora do Instituto Guardiãs do Mar Águas e Direitos, engajou o shaper Neco Carbone e uma legião de atletas profissionais para um trabalho de conscientização ambiental e social a pedido da iniciativa Corona x Parley durante o Oi Rio Pro 2018.

Foram diversas ações, desde palestras, limpeza de praias, bate-papos, jantares, análises e reuniões de viabilização de produtos que estimulam a inovação ecológica em materiais coletados, além de novos métodos e novas maneiras de pensar.

A Casa Corona sediou as ações com o objetivo de implementar, direta ou indiretamente, mudanças necessárias nos hábitos dos surfistas. A ideia é melhorar a qualidade de vida e moldar valores.

“O IGDM tem uma preocupação nata com a saúde das águas e Oceanos e o bem estar da sociedade. Para que isso seja passado a diante, levamos o tema aos atletas e à etapa da WSL no Brasil. Assim, apresentamos o problema e as soluções em pauta que nos levem à uma verdadeira transformação”, conta Almeida.

Ainda de acordo com Patricia, a missão deste trabalho é deixar um legado consciente com reflexões sobre os hábitos e gerar uma observação mais profunda sobre o papel do ser humano na natureza, a autorresponsabilidade e o respeito aos direitos das diferentes vidas e espécies.

Com esta iniciativa, outros grupos e movimentos ambientais e esportivos conseguiram chegar à Casa Corona abrindo espaço para um pilar social com visitação de ONG’s locais, palestras motivacionais e ativações sócio-esportivas.

“Este é o nosso lema, transformar realidades e gerar acessibilidade”, destaca Almeida.

Instituto GDM

O Instituto Guardiãs do Mar Águas e Direitos é a uma associação sem fins lucrativos voltada para ações e movimentos sociais e ambientais com foco em gerar acessibilidade, oportunidade e empoderamento através de ferramentas de incentivos e elementos altruístas, naturais e eco inovadores para favorecer, apoiar, incluir e desenvolver o indivíduo com autorresponsabilidade e o respeito aos direitos das diferentes vidas e espécies do planeta.