Previsão indica altas ondas no Carnaval

Uma potente ondulação do quadrante sul está no mapa e promete altas ondas durante o feriado de Carnaval nos litorais sul e sudeste do Brasil.

De acordo com os gráficos, o swell começa a encostar durante o sábado (22) e ganha força até a manhã de domingo (23), quando as séries podem ultrapassar a casa de 2 metros nos picos mais expostos das duas regiões.

No ápice da bomba, os modelos de previsão marcam 15 segundos de período e as maiores séries devem chegar com potência total. A dica é procurar picos alternativos, principalmente nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro.

A partir do fim da tarde de domingo, a ondulação perde intensidade grativamente, mas o surf está garantido, pelo menos, até a manhã de terça-feira (25), com estimativas de séries na casa de 1 metro em SP e no RJ - um pouco menores no litoral sul do país.

A previsão dos fatores externos indica tempo nublado e temperaturas amenas. Pode chover forte em alguns momentos no sudeste. O vento do quadrante sul sopra entre fraco e moderado no sábado, principalmente no fim da tarde.

No domingo, o vento perde intensidade e vai virando para o quadrante leste. Entre segunda e terça, o vento deve soprar do quadrante leste em todos os estados (L/NE).

Fontes: CPTEC - INPE / Magic Sea Weed / Surfline