O skate estreia nos Jogos de Tóquio 2020 com disputas nas categorias Street e Park, mas a modalidade acabou fora dos Jogos Pan-Americanos de Lima deste ano em função de problemas políticos entre as entidades que representam o esporte e o Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa).

De acordo com uma nota da Odepa enviada às confederações nacionais, a organização decidiu excluir o skate depois que a World Skate, entidade máxima mundial, desconsiderou o Pan como evento classificatório para as Olimpíadas.

Ao mesmo tempo, a World Skate marcou para a mesma data do evento continental uma etapa da Street League em Los Angeles (EUA), fato que desagradou ainda mais os representantes da Odepa.

Soma-se a isso o fato do processo classificatório para Lima, organizado pela Confederação Pan-Americana de Skate, ter deixado de fora representantes de diferentes países da região, incluindo o Brasil.

Procurada pela Almasurf, a Confederação Brasileira de Skate preferiu não comentar o caso.

Confira abaixo a nota oficial da Odepa na íntegra

Ainda que tivéssemos o compromisso da World Skate de que os Jogos Pan-Americanos seriam um evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, isso nunca se concretizou e finalmente recebemos a confirmação de que não seria um dos eventos que dariam pontos para a classificação dos Jogos Olímpicos.

O processo de classificação convocado pela Confederação Pan-Americana excluiu muitos dos melhores países da modalidades, deixando fora os melhores atletas do continente.

A recente programação de um evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade de street em Los Angeles, com exatamente as mesmas datas que se disputariam os eventos de skate nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, entendemos como uma falta de respeito aos Jogos Pan-Americanos, aos atletas que disputariam os Jogos e fundamentalmente ao Comitê Organizador de Lima 2019.

Deixe seu comentário

+

Queremos te conhecer

+

 

Vamos oferecer um conteúdo sob medida para você.

Diga para nós qual a sua principal atividade sobre pranchas.

Conforme você for navegando em nosso site, vamos te conhecendo, sabendo do que você gosta, o que você quer.

Nossa intenção é oferecer a melhor experiência e os melhores serviços.

Vamos em frente!

 

Queremos te conhecer.

Preencha as informações abaixo
 
sua principal atividade sobre pranchas
surf
skate
standup
windsurf
kitesurf
bodyboard
wakesurf
snowboard
skimboard
outro
Enviar