Brasileiro de Bodyboard chega ao Espírito Santo

Terceira etapa começa nesta quinta-feira na Barra do Jucu com premiação de R$ 20 mil dividida igualmente entre homens e mulheres

por Redação Almasurf, 14/08/2018
follow

A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2018 começa nesta quinta-feira (16) na Barra do Jucu, Vila Velha (ES).

O evento distribui mil pontos no ranking e conta com as categorias Profissional Masculino e Feminino, Open Masculino e Feminino, Sub-18 Masculino e Master Masculino.

Nesta terça-feira, em nota oficial, a Confederação Brasileira de Bodyboarding informou que irá distribuir a premiação de R$ 20 mil igualitariamente entre homens e mulheres.

“Entendendo o atual momento de igualdade de gêneros, nada mais justo do que fazer a distribuição igualitária para as duas categorias. Importante ressaltar que o bodyboarding feminino é um dos esportes mais vitoriosos do Brasil, com diversas campeãs mundiais. Entre elas Neymara Carvalho, considerada a maior atleta de todos os tempos e dona de cinco títulos do circuito”, justifica a entidade.

Corrida pelo título

Após a vitória no Itacoatiara Pro Serie Brasil, o carioca Sócrates Santana assumiu a liderança do ranking e colou no baiano Uri Valadão, campeão da etapa de abertura.

Com 1610 pontos, a dupla está empatada na ponta do ranking num clássico duelo de gerações.

Com dois títulos mundiais Pro-Junior, Sócrates já venceu o Circuito Brasileiro, mas como Sub-18, enquanto Uri acumula quatro títulos nacionais e importantes conquistas internacionais, incluindo o título mundial em 2008.

Além da dupla, o tricampeão mundial do ISA Games, Eder Luciano (SC) vem logo atrás, seguido de perto pelo atual campeão brasileiro Lucas Rodrigues, quarto colocado no ranking e que compete em casa na próxima etapa.

A disputa ainda conta com nomes da nova geração, como Gabriel Braga (BA) e Marcos Boeno (PR), e atletas mais experientes, como Israel Salas (ES) e Lucas Nogueira (ES), todos entre os 10 primeiros do ranking.

Na Profissional Feminino o domínio do ranking é capixaba após duas etapas. Maira Viana lidera o circuito com uma vitória no Itacoatiara Pro Serie Brasil e um terceiro lugar no Troféu Brasil de Bodyboarding.

No entanto, a diferença é de apenas 10 pontos para a vice-líder do ranking, ninguém menos que a pentacampeã mundial Neymara Carvalho, que tem a vantagem de competir no quintal de casa na próxima etapa.

Campeã da etapa de abertura do Circuito Brasileiro, Joselani Amorim (RS) aparece em terceiro lugar, seguida de perto por Patricia Setubal (CE), Gutta Borges e Francis Aoto, ambas do Paraná.

A lista conta ainda com Nicole Calheiros (RJ), Liege Laurentino (SC), Priscilla Lemos (SC) e Tatiane Meneses (BA), todas no top-10.

Nas categorias amadoras destaque para o carioca Luan Tavares (Open Masculino) e o baiano Romulo Ornelas (Master Masculino) únicos a vencerem as duas etapas do Circuito Brasileiro até o momento. Na Open Feminino a liderança do Circuito está nas mão de Luna Hardman (ES) e na Sub-18 Masculino quem lidera é Luis Doreto (PR).

Confira os rankings completos no site da Cbrasb.