Previsão promete semana de boas ondas

Gráficos prometem altas no sudeste e condições para o surf também podem ficar boas no litoral sul do país

por Lucas Conejero, 15/04/2018
follow

Depois de um fim de semana de tempo instável e mar em transformação, a previsão indica um começo de semana com excelentes condições para o surf nos litorais sul e sudeste do Brasil.

De acordo com os gráficos, o mar não deve ficar muito grande, mas os fatores externos favoráveis podem garantir quatro ou cinco dias de boas ondas nas duas regiões, principalmente no sudeste.

O tempo ainda segue instável nesta segunda-feira, mas deve melhorar a partir de terça-feira e permanecer estável até o fim de semana, com temperaturas em elevação entre o RS e o RJ. No ES, o tempo fica nublado e chuvoso a semana inteira.

Sudeste
A previsão do mar indica que um pulso do quadrante sul (13 segundos) atinge seu ápice nesta tarde com séries que podem ultrapassar 1,5 metros em alguns points e perde intensidade gradativamente até quarta-feira, quando uma nova ondulação com período elevado (SE - 14 segundos) começa a encostar. Um “pulso de vento” do quadrante leste (7 segundos) influencia até quarta.

Na terça-feira, as estimativas indicam séries entre 1 metro e 1,5 metros - mais consistentes pela manhã. Na quarta-feira, as séries devem ficar na casa de 1 metro.

No fim da tarde de quarta-feira, o mar deve reagir nos picos que recebem melhor as ondulações do quadrante leste. As séries podem ultrapassar a casa de 1 metro no fim da tarde quarta e na manhã de quinta.

O ápice da nova ondulação (SE - 14 segundos) está previsto para a virada de quinta-feira para sexta-feira, com séries entre 1,5 metros e 2 metros pela manhã. O swell, apontam os gráficos, também deve garantir uma boa brincadeira no próximo fim de semana na região.

O vento do quadrante leste sopra entre fraco e moderado a semana inteira - mais intenso no fim da tarde - em SP e no RJ, fazendo das manhãs o melhor momento do mar na maioria dos points. No ES, o vento sul marca presença entre forte e moderado até terça-feira, quando mantém a direção e passa a soprar fraco. Vale também ficar ligado na variação de maré, que é de alta / média amplitude.

Sul
A previsão do mar indica que duas ondulações atuam em conjunto nesta segunda-feira (Sul - 10 segundos / Leste - 6 segundos) e as séries rolam na casa de 1 metro no RS e em SC - um pouco menores no PR.

Na terça-feira, um novo pulso de sul / sudeste (11 segundos) encosta, começa a ganhar intensidade e passa a predominar. As séries devem manter o tamanho nos três estados.

Na quarta-feira, a nova ondulação ganha intensidade, mas segue passando um pouco por fora e o tamanho das séries não deve sofrer alteração significativa.

Já na quinta-feira, um novo pulso de leste / sudeste com período elevado (14 segundos) dá as caras e o mar deve reagir, principalmente no litoral de SC. As estimativas indicam séries na casa de 1 metro no RS, de até 1,5 metros em SC e entre meio e 1 metro no PR.

Na sexta-feira, o swell atinge seu ápice em SC com séries na casa de 1,5 metros. No RS e o no PR, o mar perde tamanho e as estimativas indicam séries na casa de meio metro / meio metrão.

No RS, o vento norte / nordeste só deve dar trégua na quinta-feira. Em SC, o vento sopra fraco do quadrante leste até o fim da tarde de quarta e manhã de quinta, quando aperta do quadrante norte e sopra praticamente zerado na sexta. No PR, o vento sopra fraco - sem direção definida - a semana toda, um pouco mais intenso de leste nos fins de tarde.