Cinco motivos para você praticar um boardsport

Prática dos esportes de prancha faz bem para o corpo e a cabeça.

por Redação Almasurf, 07/03/2018
follow

Os boardsports se popularizaram nas últimas décadas. Atualmente, milhões de pessoas nos quatro cantos do planeta praticam alguma atividade com prancha.

Provenientes do surf, modalidade criada pelos reis havaianos, os esportes de prancha são os seguintes: bodyboard, SUP, windsurf, skimboard, wakeboard, skate, snowboard, sandboard e kitesurfe.

Confira abaixo cinco motivos para praticar um desses esportes.

Contato com a natureza
Praticamente todos os boardsports são praticados ao ar livre, em contato direto com a natureza. De psicólogos a professores de Ioga, todos concordam: estar em contato com a natureza melhora consideravelmente nossa qualidade de vida. Além disso, a prática dos esportes de prancha fomenta entre os atletas, profissionais e amadores, a necessidade de defender e preservar o meio ambiente.

Preparo Físico
Todos os boardsports requerem amplo preparo físico dos atletas. Praticar esportes regularmente e estar com o fôlego em dia são condições fundamentais para uma vida saudável e longeva. Esportes de prancha exigem do corpo atividades multifuncionais. As consequências são as melhores possíveis: amplia a capacidade cardiovascular, a força muscular, a flexibilidade do corpo e o equilíbrio.

Saúde Mental
Os boardsports não exercitam apenas o seu corpo, ele também estimulam o seu cérebro. São inúmeros os benefícios: melhora a comunicação neuronal e aumenta o fluxo sanguíneo, combate ansiedade e depressão. Ao mesmo tempo, estimula a criação de novos neurônios, reforça sua memória e libera uma série de substâncias benéficas para o sistema nervoso. Bons exemplos são a Serotonina e Endorfina, diretamente ligadas ao bem estar dos seres humanos.

Quebra de Rotina
Rotinas estressantes levam cada vez mais pessoas a problemas psicológicos. Neste contexto, quebrar a rotina para fazer uma atividade física é fundamental. Ainda mais para a prática de boardsports, que incluem uma série de benefícios para a saúde mental, como vimos no tópico acima. Pegue sua prancha, seu skate e saia da rotina!

Ampliação do Círculo Social
Cada tribo dos boardsports tem seus costumes, gírias e lugares preferidos. Praticar um boardsport vai te proporcionar o contato com gente diferente, de fora do seu círculo social, mas que fala sua língua e gosta das mesmas coisas que você. Pode ser uma boa oportunidade para encontrar aquela parceria de vida, seja passional, seja social.