Confira a previsão para o fim de semana

Potente ondulação promete altas ondas nos litorais norte e nordeste do Brasil.

por Lucas Conejero, 02/03/2018
follow

O portal Almasurf disponibiliza a partir desta sexta-feira (2) uma previsão especial para os fins de semana em todo litoral brasileiro.

Separados por região, os textos incluem, além do tamanho das ondas, a intensidade do vento, o volume de chuvas, a variação de maré e os fatores que influenciam diretamente a prática dos boardsports.

Sul
A previsão para o litoral sul indica um fim de semana de sol entre muitas nuvens e clima abafado, com máximas que podem chegar aos 30°C.

No mar, predomina um pulso do quadrante leste com período baixo (6 segundos). As séries devem rolar com no máximo meio metro nos picos mais expostos da região. No RS, no domingo, o swell pode ganhar um pouco de intensidade, mas nada de muito expressivo.

O vento do quadrante leste marca presença nos dois dias entre fraco e moderado - mais intenso durante a tarde, quando pode oferecer boas condições para a galera do Wind e do Kite no litoral gaúcho. As estimativas são de rajadas de até 16 nós.

Entramos no período de lua minguante e a variação de maré é de alta amplitude. Portanto, se você estiver na fissura para pegar as marolas de verão, fique ligado nesse detalhe.

Sudeste
A previsão para o litoral sudeste indica um fim de semana típico de verão, com temperaturas elevadas que podem ultrapassar os 30°C e pancadas de chuva ocasionais.

No mar, predomina um fraco pulso de sudeste com período na casa dos 7 segundos. As estimativas indicam séries de no máximo meio metro nos picos mais expostos dos três estados.

O vento fica praticamente zerado e sem direção definida até o meio-dia, quando vira para sudeste e aperta gradativamente até o fim da tarde. As rajadas podem chegar aos 11 nós em algumas praias.

Entramos no período de lua minguante e a variação de maré é de alta amplitude. Portanto, se você estiver na fissura para pegar as marolas de verão, fique ligado nesse detalhe.

Norte / Nordeste
A previsão para os litorais norte e nordeste indica um fim de semana de sol entre nuvens com chances de pancadas de chuva ocasionais e temperaturas que podem ultrapassar os 30°C.

No mar, uma potente ondulação do quadrante norte com período elevado (16 segundos) atinge a região e perde intensidade gradativamente até domingo. As séries podem ultrapassar a casa de 2 metros em alguns picos do continente e podem ultrapassar os 3 metros nos points mais expostos de Fernando de Noronha.

O vento do quadrante leste não dá trégua entre fraco e moderado nos dois dias, sempre mais intenso durante a tarde, quando as rajadas podem ultrapassar 14 nós, garantindo também boas condições para a galera do Kite e do Wind.

Entramos no período de lua minguante e a variação de maré é de alta amplitude, com pico de 3.1 metros. Em função da ressaca, há possibilidade de danos aos imóveis e construções à beira mar, como já ocorreu na manhã desta sexta-feira na capital cearense.