Aloha Spirit comemora 10 anos e tem abertura em Ilhabela

Maior festival de esportes aquáticos da América Latina terá três etapas e a primeira parada será na praia do Perequê.

por Fábio Maradei, 27/02/2018
follow

A histórica décima edição do Aloha Spirit terá três etapas em 2018, com a abertura nos dias 23 a 25 de março, em Ilhabela, no litoral norte de SP. A competição, que fez história ao criar no brasil um novo conceito de esportes de água, reunindo várias modalidades num mesmo cenário, se tornou o maior evento do gênero da América Latina e um dos três principais do Mundo (os outros dois são no Havaí e na Califórnia/EUA).

Nesta temporada, chega com novidades, para crescer ainda mais e a comemoração dos dez anos será com muito esporte e também ações culturais em plena praia. A expectativa é reunir cerca de 4 mil pessoas durante o evento, incluindo os atletas.

“Nos tornamos o maior do Brasil, da América Latina e um dos três maiores do Mundo. Não só de esportes aquáticos, mas de praia. O Aloha foi quem criou esse conceito, quem pensou nisso, viu que era possível! Essa é a história que merece ser contada”, comenta o idealizador e organizador do evento, João Castro.

Destaque para as já tradicionais disputas de canoas havaianas, stand up paddle e maratona aquática, além do Waterman Triathlon (reunindo natação e SUP) e uma das novas atrações, a apneia numa piscina montada na areia, para maior segurança dos participantes. Várias competições terão transmissão ao vivo pela TV Aloha, pelo Youtube, entre elas outra inovação, a prova ‘overall’ de Va’a.

Outro atrativo fica para o Festival Aloha de Cinema, com a exibição do longa metragem Moana, da Disney. Para festejar essa primeira década, será montada uma exposição sobre a trajetória do Aloha Spirit, pelas lentes do experiente fotógrafo Alexandre Socci, especialista em esportes outdoor e que acompanha o evento desde a edição inicial. Para completar, a festa dos 10 anos na Marina Porto Ilhabela e um luau, com banda e DJ.

“Quando entramos no segmento, existiam os eventos muito pequenos, informais, que não se misturavam. O Aloha Spirit foi um formador. Não só colocou essas modalidades esportivas juntas e se tornou referência, mas serviu de modelo. Paddle Board nem se ouvia”, afirma o diretor do evento.

Ele explica que através do Aloha Spirit, foi criado um novo conceito de esportes de água no Brasil, onde as pessoas não precisam ser praticantes de uma única modalidade. “São Waterman ou Watergirl. Vão para o evento e competem em várias modalidades, pela interação. E passam a ser boas em várias disputas”, destaca. “Eu acho que o grande legado é ter criado esse conceito de vários esportes no mesmo evento em que as pessoas podem praticar e serem boas em mais de uma modalidade”, reforça João.

O diretor do evento também enaltece as importantes parcerias, tanto privadas quanto públicas, para a realização de mais uma edição, ressaltando a importante participação da Prefeitura de Ilhabela, que acredita no fomento do turismo pelo esporte. “O Aloha Spirit, como todo grande evento, tem uma planilha de custo muito elevada e os patrocínios do investimento privado e Poder Público são indispensáveis”, diz.

“Se não tem esses players como Booking.com e Riachuelo, além do investimento de uma prefeitura que entende que o evento leva muita gente para a cidade, você não consegue realizar. É vital. A gente entrega qualidade, experiência, satisfação, saúde, educação e tem o público que eles buscam para se identificar com a marca, produto ou lançamento. Um depende do outro”, complementa.

Entre as principais provas que serão disputadas em Ilhabela estão do SUP – tanto de longa distância quanto técnico - com a largada reunindo quase 400 competidores; a canoa havaiana, com destaque para os atletas da master e super master e a prova overall, reunindo todas as categorias. Ainda nas remadas, as provas individuais e em duplas de canoa havaiana e surfski.

Também a natação em águas abertas, com 3,8 km e que será seletiva para uma prova no Arquipélago de Alcatrazes, reunindo nomes de ponta como Samir Barel, Marcos campos, Betina Lorscheider e Samuel de Bona. Outra prova que promete muita emoção é a Waterman Triathlon. “E a apneia numa piscina montada na areia, para uma prova controlada e mais segura, o Slack Line com a Gibbon, uma marca francesa que fará a gestão, e um campeonato de skate na pista de Ilhabela”, conta João Castro.

“Mais uma vez, realizaremos o Festival de Cinema Aloha, desta vez com um longa-metragem da Disney, Moana, justamente para atrair crianças e aqueles que não tiveram oportunidade de ir ao cinema, como é o exemplo de Ilhabela. É a inclusão das pessoas que vão ao evento não para competir, mas se sentem abraças pelo evento através do cinema”, completa.

O Aloha Spirit 2018 tem os patrocínios de Booking.com, Riachuelo e Prefeitura Municipal de Ilhabela. Apoios: Fina Frutas, Aqua Sphere e Linktel. Realização: Associação Magna de Desportes com produção da Ecooutdoor.

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial www.alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBR, instagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil

 

ETAPAS ALOHA SPIRIT 2018

1ª ETAPA - 23 A 25 DE MARÇO – PRAIA DO PEREQUÊ, EM ILHABELA/SP

2ª ETAPA – 22 A 24 DE JUNHO – PONTÃO DO LAGO SUL, EM BRASÍLIA/DF

3ª ETAPA – 23 A 25 DE NOVEMBRO – PRAIA DO FORTE, EM CABO FRIO/RJ

 

Cronograma do Evento em Ilhabela:

Quinta-feira, dia 22, Marina Porto Ilhabela

Premiação dos campeões do Tour 2017
Premiação dos campeões da Tríplice Coroa 2017
Cerimônia de comemoração dos 10 anos de Aloha Spirit

Sexta-feira, dia 23, Praia do Perequê
14h00 - Abertura do receptivo / retirada do kit das 14h às 20h
17h30 - Festival Aloha Spirit de Cinema – com exibição do filme Moana, da Disney
20h00 - Encerramento do receptivo

 

Sábado, dia 24, Praia do Perequê
06h30 - Abertura da arena/ retirada do kit, das 6h30 até as 17h
08h00 - Natação águas abertas - 1.500 metros
08h30 – Va’a OC6 Master Masculino Feminino - 10 Km
08h30 - Stand Up Paddle Kids - 200m Júnior - 1.500 m
10h00 - Stand Up Paddle - 1.5Km, 3Km, 6Km e 9Km e Paddleboard - 3Km (ao vivo pela Tv Aloha)
11h45 – Va’a OC6 Super Master Feminino e Estreante Feminino - 10 Km
11h45 - Natação Water Relay - 5 x 200 m (ao vivo Tv Aloha)
13h00 – Va’a OC6 Super Master Masculino e Estreante Masculino
13h30 - Waterman triathlon - 500m natação e 1.000m, Stand Up Paddle 1.000 m (ao vivo Tv Aloha)
14h45 – Va’a OC6 e V6 Super Prova Overall - 20 Km (ao vivo Tv Aloha)
15h00 – Apneia - Briefing sobre a competição, junto à piscina da prova
15h30 – Va’a OC1 Kids - 750 m
16h00 - Apneia - Piscina aberta para treinos
16h00 - Banda Aloha Spirit Sunset
19h30 - Festa Aloha Spirit e Show

 

Domingo. Dia 25, Praia do Perequê
6h30 - Abertura da arena
7h30 - Natação - Desafio Vila Perequê - 3.800m (ao vivo Tv Aloha) *classificatória para a prova Aloha Spirit Alcatrazes 3.8k
8h00 - Apneia - Prova de abertura
8h30 - Apneia - Início do aquecimento oficial para os atletas
9h15 - Apneia - Primeiro Oficial Top (OT)
10h00 - Largada OC1, OC2, V1, Surfski e Surfski Duplo - 10Km
11h40 - SUP Técnico (ao vivo Tv Aloha)

OBS.: Programação sujeira a alterações