BaianaSystem e Nação Zumbi apresentam vídeo de Alfazema

Em seu novo projeto, o BaianaSystem se une à Nação Zumbi numa celebração pela memória cultural.

por Nathalia Birkholz, 22/02/2018
follow

A cultura popular é rica em substâncias do imaginário: histórias, lembranças e fantasia. Em seu novo projeto, o BaianaSystem se une à Nação Zumbi numa celebração pela memória cultural. A faixa "Alfazema", lançada antes do Carnaval pelo slap, ganha agora sua expressão audiovisual.

Dirigida por Filipe Cartaxo e Filipe Bezerra (Máquina de Louco) e co-produzido pela Anonimaprod, a peça foi gravada inteiramente em Salvador e reúne cenas captadas em festejos populares - com destaque para o dia 02 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, onde centenas de pessoas dividem lugar para cumprir promessas e presentear oferendas a Yemanjá. Alfazema tem aroma da lavanda, conhecido por quem já viu o desfile do Afoxé Filhos de Gandhy e popularizado nos carnavais de rua de antigamente. São cenas com cheiro, flashs da folia.

Os carnavais da Bahia e de Pernambuco estão ligados por frevos e tambores. Por lembranças e histórias, cheiros e memórias. Das ruas e dos becos, das festas de Santo e das festas de Largo. Das caminhadas e dos carnavais. O cenário é sempre repleto de energia e intensidade. "Alfazema" chega como uma oferenda, que agradece mas que também expressa proteção e respeito.

FICHA TÉCNICA

Direção: Filipe Cartaxo | Filipe Bezerra
Cinematografia: Llano
Montagem: Filipe Bezerra | Filipe Cartaxo
Finalização: AnonimaColorLab
Produção Executiva: Anonimaprod
1o Assistente de Câmera: Rick Melo
2o Assistente de Câmera: Juh Almeida
Logger: Edilton Brito "Irmão"
Produção: Inailton Oliveira
Assistente de Produção
José Rodrigues/Edwin
Som direto: Dudoo Caribe
Maquinista: Lander Costa
Motorista Van: Cristiano
Segurança: Gervásio e Daniel
Agradecimentos: Vitor e Sueli
Realização: Maquina de Louco e Anonimaprod

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf