Dia do Surfista tem comemoração nesta segunda-feira em Santos

Homenagem aos pioneiros, em parceria com a Associação Santos de Surf, acontece no Paço Municipal.

por Fábio Maradei, 19/01/2018
follow

Tradicional e aguardado entre a comunidade do surf da Cidade, o Dia do Surfista em Santos será comemorado na segunda-feira (22), no Paço Municipal, com uma solenidade oficial realizada pela Prefeitura. Como é realizada em todos os anos, a homenagem aos pioneiros, em parceria com a Associação Santos de Surf, é o grande momento.

A data oficial, criada por lei municipal em 2003, pelo então vereador (hoje secretário de Cultura), Fábio Nunes, é o dia 21, mas a solenidade aberta ao público será realizada na segunda-feira, às 17h30. Realizada desde 2005, a homenagem terá nesta 14ª edição cinco escolhidos pelo historiador Diniz Iozzi, o Pardhal, enaltecendo surfistas que estão entre os primeiros a construir pranchas de fibra de vidro no País.

Mais um capítulo importante da história da molidade: Manoel dos Santos, Paulo Miorim, Sérgio Heleno, Antonio Di Renzo Filho e Jo Hirano (os dois últimos in memorian). O grande destaque fica para Manoel dos Santos, medalhista de bronze nos 100m livre dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e recordista mundial, de 1961 a 64. Ele defendeu o Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, e foi treinado por Minoru Hirano, pai de seu amigo Jo Hirano, seu parceiro na fabricação da primeira prancha de fibra.

Já Paulo Miorim, Sérgio Heleno e Antônio Di Renzo Filho também nadadores de destaque e tinham hábito de pegar onda de peito na praia do Itararé. Em 1964, conheceram o surf durante uma viagem ao Rio de Janeiro e na volta decidiram tentar ficar em pé nas ondas e construir uma prancha fazia parte da aventura. “Os cinco escolhidos para a homenagem foram nadadores que surfaram”, destaca Pardhal.

“O surf vem crescendo como esporte, se tornou olímpico e temos de manter as raízes. Com essas homenagens, conseguimos resgatar a história. Só conseguimos ir para frente, conhecendo o passado”, afirma o presidente da Associação Santos de Surf, Reginaldo Ferreira Lima Filho. “Nesse ano, são ex-nadadores que nutria uma grande paixão pelo surf. O Manoel dos Santos talvez tenha sido o primeiro brasileiro a ter surfado no Havaí”, reforça.

O Paço Municipal de Santos fica na Praça Mauá, no centro.

CONHEÇA TODOS OS HOMENAGEADOS DO DIA DO SURFISTA EM SANTOS:

2005 - Thomas Rittscher, Margot Rittscher, Osmar Gonçalves (in memoriam) e Jua Hafers (in memoriam)

2006 - Adalberto Mariani Junior, José Luiz SantAnna, Carla Canepa e Alberto Mansur Athié (in memoriam)

2007 - Nando Gouveia, Marcelo Pardal, Luiz Carlos Frigério, Miguel "Alemão" e "Petito" Canebley (in memoriam)

2008 - Saulo Nunes, Décio Dias Lima, José Roberto Zanetti e Flávio La Barre (in memoriam)

2009 - Cisco Araña, Paulo Rabelo, Picuruta Salazar, Almir Salazar e Lequinho Salazar (in memoriam)

2010 - Carlos Roberto Alencastro "Lobinho", José Carlos Lafraia, Ronaldo Mesquista "Gui" e Betinho Medeiros

2011 - José Roberto dos Santos Fernandes "Lacraia" e Manuel Guardado Freire “Maneco"

2012 - Carlos Carmelo Alves, Fernando Carlos Alca Barbosa "Buana", Luiz Carlos Xisto e Paulo Alcino Giuliani Sodré "Máquina" (in memoriam)

2013 - Eduardo Nogueira “Piolho”, Allan Torecilla, Nelson Ferreira Filho "Vaselina" e João de Deus Assis

2014 - José Geraldo Lucindo da Silva, Francisco Mendes "Chico Preto", Ronildo "Roni Surf", Carlos "Twin" Argento e Eduardo "Twin" Argento (in memoriam)

2015 - Maurício Tadeu di Gregorio “Paulista”, Odmar Fernandes Aguiar Junior “Timó”, Durval Citero Junior “7 Cabeças”, Hélio Silva de Oliveira “Coquinho”

2016 - Homero Naldinho, Sergio Barros Barletta, Wanderley Paschoal “Milica”, José Roberto Pereira Barreto Júnior “ZeBeto”

2017 - Elyseu de Andrade Júnior, Vicente Ferraro, Antonio Carlos Maia Pinto “Black do 6”, Silvio Pereira Lopes Filho “Silvio do Conde”