Autor de Endless Summer, Bruce Brown falece na Califórnia

Mito do esporte ao levar o sonho do surf para todo o planeta, Bruce Brown morre aos 80 anos.

por Redação Almasurf, 11/12/2017
follow

Surfistas do mundo inteiro estão de luto pela perda do lendário cineasta Bruce Brown no último domingo.

Brown, de 80 anos, morreu durante o sono em Santa Bárbara, Califórnia. O produtor indicado para o Oscar será sempre lembrado por seu filme inovador The Endless Summer, um longa-metragem documental sobre dois surfistas da Califórnia que vagueiam pelo mundo a procura da proverbial "onda perfeita".

Brown tinha apenas 26 anos quando fez o filme.

The Endless Summer foi filmado em 1963 e originalmente exibido em 1964 na mesma tour de seus cinco filmes anteriores, como Slippery When Wet, Surf Crazy, Surfing Hollow Days, Barefoot Adventure e Waterlogged.

Brown foi conhecido por marcar seus filmes com jazz e narrando-os ele mesmo durante suas turnês de cinema. Seguindo os passos do pioneiro cineasta de surf Bud Brown, juntou-se ao estilo de John Severson e Greg Noll para inaugurar a era de ouro dos filmes de surf. 

O cineasta americano Bruce Brown, autor do clássico The Endless Summer, faleceu neste domingo, aos 80 anos.

Natural de São Francisco, Brown cresceu no Sul da Califórnia e começou a surfar aos 11 anos de idade. The Endless Summer foi o sexto filme de surfe de Brown.

Depois do filme, a busca pelas ondas perfeitas passou a ser o lema de todo surfista.

Em 1980, o cineasta se mudou para uma sítio em Santa Barbara e só voltou a filmar em 1992, para a sequência de The Endless Summer, lançado em 1994, com as participações de Robert Wingnut Weaver e Pat O’ Connell repetindo a mesma busca do filme original.

Diante do ocorrido, vários surfistas se manifestaram nas redes sociais lamentando a morte do cineasta.

O havaiano Sunny Garcia postou no Instagram foto do cineasta, com as seguintes palavras: “Descanse em Paz. Bruce Brown obrigado por todos os excelentes filmes de surf e off-road que todos nós crescemos assistindo. Estou feliz por ter conseguido conhecê-lo e espero vê-lo novamente amigo“.

O 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater também deixou seu recado: “Obrigado por nos mostrar o mundo como você viu, #BruceBrown. Você foi um dos bons e me lembrou muito meu pai. Precisamos de mais como você. Do outro lado. Eu espero tropeçar com você novamente em algum outro lugar e hora. Nunca há palavras suficientes para um adeus corretamente“, completou.

Fonte Notícias do Mar

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf