Conferência Mundial de Medicina do Surf reúne acadêmicos

World Surfing Medicine acontece em Portugal de 4 a 8 de outubro e conta com aulas, debates, apresentação de trabalhos científicos e workshops.

por Guilherme H. Vieira Lima, 22/08/2017
follow

O surf cresce cada vez mais, atualmente está estimado em cerca de 37 milhões de praticantes no mundo, sendo o Brasil a terceira maior nação em números de surfistas.

Este esporte, é realizado com base na interação do homem com a natureza e contempla desde da descoberta de locais paradisíacos à experiência de surfar ondas gigantes ou deparar-se com um grande tubarão.

Devido ao amplo espectro de situação em que o surfista está exposto, ele pode encontrar diversos tipos de eventos como: contusões, entorses, ferimentos cortantes, traumatismo craniano, fraturas, afogamento, exposição da pele e olhos aos raios UV, queimaduras por animais aquáticos, hipotermia, desidratação e doenças tropicais, dentre muitos outros.

Além disso, muitas vezes esses ocorrem em locais remotos, sem estrutura ou condições de atendimento adequado.

Com o foco neste cenário, surgiu a Surfing Medicine International (SMI) - maior instituição mundial de profissionais da saúde ligados ao surf. Esta organização inclui médicos, fisioterapeutas, guarda vidas, cientistas ambientais e estudantes das diversas áreas da saúde, que realizam estudos e publicações científicas na área da “medicina do surf”, além de atendimento em competições e realização de eventos ao redor do mundo, como o Curso de Suporte Avançado de Vida ligada ao Surfe (ASLS- Advanced
Surf Life Support ™) – focado no treinamento e preparação de profissionais para o atendimento ao trauma agudo, ao resgate aquático e ao afogamento.

A SMI também promove anualmente a Conferência Mundial de Medicina do Surf  (World Surfing Medicine Conference), que em 2017 acontecerá em SagresPortugal, de 4 a 8 de outubro; e contará com aulas, debates, apresentações de trabalhos científicos e workshops, com os profissionais mais influentes nessa área, ligados a evolução do conhecimento e das melhores práticas em medicina e atendimento relacionados ao mundo do surf.

Com um número de praticantes em crescimento, os avanços tecnológicos das pranchas e equipamentos, novas manobras, novos “picos” sendo descobertos, maiores ondas sendo “dropadas”; o esporte expõe o atleta a lesões das mais diversas naturezas
e, por isso, a prevenção e a assistência médica ao surfista também devem ser cada vez mais estudadas, profissionalizadas e divulgadas.

As atividades da SMI têm como principal objetivo fornecer e ampliar o conhecimento da saúde nesse segmento ainda pouco explorado, instruindo os praticantes do surfe em relação aos cuidados e, principalmente, à prevenção de doenças e lesões, visando o bem-estar da comunidade global que pratica este esporte.

Além de tudo, o surfista agora é atleta olímpico!

Mais do que nunca precisa de suporte profissional no que diz respeito ao cuidado com a sua saúde durante a prática deste esporte, que tem como grande desafio atingir o perfeito equilíbrio e harmonia entre as capacidades humanas e as forças da natureza.

Boas ondas... com mais saúde!

Dr. Guilherme H. Vieira Lima (Guiga)
SMI Member
SMI Conference Comitte
Ortopedia & Traumatologia
Medicina Esportiva
Cirurgia de Ombro e Cotovelo
guigavl@yahoo.com
guilherme@surfingmed.com

Clique aqui para saber mais sobre SMI Surfing Medicine International

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf