50 anos de Pink Floyd

Os "restos mortais" do Pink Floyd estão expostos numa performática apresentação em Londres pelas próximas 20 semanas.

por Redação Almasurf, 23/05/2017
follow

A Exposição Pink Floyd: Their Mortal Remains está aberta desde 13 de maio no Victoria and Albert Museum de Londres (The V & A). 

Trata-se de um vislumbre raro e exclusivo de um dos grupos de rock mais icônicos do mundo. 

#TheirMortalRemains é uma viagem audiovisual através de 50 anos de história da Pink Floyd, conectando-se com a música, arte e design, tecnologia de som e performance ao vivo: desde seu início na cena underground, na década de 1960, até hoje.

A discografia da banda inglesa Pink Floyd consiste de 15 álbuns de estúdio (sendo que um deles, Umagumma, consiste de uma combinação entre gravações ao vivo e em estúdio), três álbuns ao vivo (não contando com o álbum citado), nove coletâneas, dois boxes, um EP, 26 singles, 25 videoclipes e oito vídeo-álbuns.

Formado em 1965, o Pink Floyd inicialmente ganhou reconhecimento pela sua música psicodélica e espacial e, posteriormente, progressiva.

Em sua formação clássica, que se estendeu de 1968 a 1996, o Pink Floyd era composto por Roger Waters (baixo e vocais), David Gilmour (guitarra e vocais), Richard Wright (teclado) e Nick Mason (bateria); de 1965 a 1968, a banda foi liderada por Syd Barrett (guitarra e vocais), substituído por Gilmour no início de 1968.

São conhecidos pelas suas letras filosóficas, pelas suas experimentações musicais, pelas inovadoras capas de álbuns e concertos elaborados. Um dos grupos de rock mais bem-sucedidos da história, a banda já vendeu mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo, incluindo 74.5 milhões somente nos Estados Unidos.

Sob a liderança de Barrett nos anos 60, o Pink Floyd, enquanto uma banda de rock psicodélico, teve um sucesso moderado no mainstream; todavia, era uma das bandas mais populares do cenário underground de Londres.

No começo de 1967, a banda assinou um contrato com a gravadora EMI, lançando dois bem-sucedidos singles, "Arnold Layne" e "See Emily Play", que atingiram, respectivamente, a vigésima e a sexta posição da parada britânica.

Ainda naquele ano, eles lançariam seu primeiro álbum, The Piper at the Gates of Dawn, considerado um dos principais álbuns da música psicodélica britânica, juntamente com Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, lançado no mesmo ano.

Todavia, o comportamento instável de Barrett fez com que, em 1968, a banda o substituísse por Gilmour. O Pink Floyd lançou, em 1968, A Saucerful of Secrets, o último álbum com Barrett e o primeiro com Gilmour, que atingiu a nona posição da parada britânica, e, em 1969, Ummagumma, um álbum duplo, com o primeiro disco contendo músicas gravadas ao vivo, e o segundo, músicas gravadas em estúdio.

No início dos anos 70, quando o som do grupo passou por uma transição do rock psicodélico para o rock progressivo, Roger Waters tornou-se a força dominante do Pink Floyd, até sua saída, em 1985.

O Pink Floyd lançou inúmeros álbuns, atingindo sucesso internacional com Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979); todos, com exceção de Animals, atingiram a primeira posição da parada musical norte-americana.

Dark Side of the Moon é um dos álbuns mais vendidos do mundo, além de ocupar a segunda posição da lista de 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame; The Wall, por sua vez, é considerado um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, ocupando a 25ª posição dessa lista.

Em 1985, Waters declarou que o Pink Floyd era uma "força esgotada", mas os membros remanescentes, liderados por Gilmour, continuaram a gravar e se apresentar sob o nome de Pink Floyd, embora Waters os tenha processado pelo uso do nome.

Na sequência da decisão judicial, a banda desfrutou, novamente, de sucesso internacional, com os álbuns A Momentary Lapse of Reason (1987) e The Division Bell (1994).

Imperdível, a mostra Their Mortal Remais dura apenas 20 semanas e os bilhetes custam de £ 20 a £ 24. Clique aqui para comprar seu ticket.

Fonte Wikipedia

almasurf
almasurf
almasurfalmasurfalmasurfalmasurf