Mar sobe no sul e sudeste

Potente ondulação do quadrante sul promete uma semana inteira de altas ondas na região; Séries podem ultrapassar 2,5 metros no litoral sudeste

por Lucas Conejero, 08/04/2019
follow

O primeiro potente swell do quadrante sul do outono vai atingir os litorais sul e sudeste do Brasil nos próximos dias e promete uma semana inteira de altas ondas na região.

No litoral sul, o primeiro pulso da ondulação já está na área, mas encosta com fatores externos desfavoráveis e as condições para o surf só devem melhorar a partir de quarta-feira (10), quando o vento sul começa a amenizar.

As estimativas indicam séries entre 1,5 metros e 2 metros nos picos mais expostos no ápice do swell, previsto para a manhã de quarta.

Durante a semana, as séries devem ficar na casa de 1 metro, o vento praticamente zerado e as temperaturas agradáveis (20°C a 25°C).

No litoral sudeste, a ondulação pega mais em cheio e o mar deve subir para valer nos picos mais expostos, como Pitangueiras, Maresias, Itamambuca, Barra da Tijuca e Itacoatiara.

As estimativas indicam que as séries podem ultrapassar 2,5 metros no ápice do swell, previsto para o meio-dia desta quarta-feira.

Os gráficos indicam vento fraco - sem direção definida - e temperaturas amenas, de aproximadamente 20°C.

Com o período de pico ultrapassando a casa dos 15 segundos, vale um check nos points alternativos, que podem oferecer excelentes condições. Nos points mais expostos, muito provavelmente, as condições devem ficar meio “over”.

Durante a semana, a ondulação perde intensidade gradativamente, mas vai garantir o surf da galera até o fim de semana, quando um novo swell deve encostar nas praias da região.

Confira a previsão para o seu pico favorito no Surfline.

almasurfalmasurfalmasurfalmasurfalmasurfalmasurf