Taiu desafia o impossível na Paulista

Produzido pelo Canal OFF, documentário sobre a história do legend estreia no próximo dia 11; Longa também será exibido durante o Festivalma

por Redação Almasurf, 07/01/2019
follow

Curador do Festival Almasurf de Cinema, o renomado documentarista Rosaldo Cavalcanti confirmou a pré-estreia de seu novo trabalho durante o XIII Festivalma, que acontece entre 25/1 e 3/2 nas dependências do prédio da Fiesp.

Batizado de “Taiu Bueno, Desafiando o Impossível” e produzido pelo Canal OFF, o filme conta a história de Otaviano Bueno, o melhor surfista paulista da década de 1980, campeão brasileiro de 1984.

No auge da carreira, em 1991, um acidente na praia da Paúba, São Sebastião, litoral norte de São Paulo, durante uma sessão em ondas consideradas pequenas o deixou tetraplégico.

O documentário refaz a trajetória do legend e passa por sua infância de classe média alta em São Paulo, seu início no surf, sua ascensão como profissional, o fatídico acidente e sua vida depois de perder os movimentos.

Nas passagens, é possível ver depoimentos das pessoas mais próximas nas diferentes fases da vida do protagonista.

O filme também revela os bastidores da difícil caminhada de Bueno, sua força espiritual e as origens de sua motivação para seguir com um sorriso no rosto, apesar das limitações físicas.

Para Taiu, ter um filme sobre sua vida é algo muito marcante, sobretudo para as novas gerações conhecerem sua história como atleta e pioneiro, o imprevisto e o caminho até hoje, cada vez mais intenso.

“Será uma grande honra estar presente com o meu documentário nesta edição do Festivalma. O festival é um evento tradicional e cultural do esporte o surf brasileiro está no seu auge, com os brasileiros dominando praticamente todas as competições. Enquanto surfista, nunca poderia imaginar um ano como este que terminou, 2018. Foi Impressionante”, avalia Taiu.

“Será uma oportunidade incrível para unir toda a comunidade do surf de diferentes gerações na capital. Uma verdadeira festa para celebrar a vida de superação do Taiu e o Brasil do Surf”, diz Cavalcanti.

Taiu Bueno, Desafiando o Impossível (Canal OFF)

Direção: Rosaldo Cavalcanti
Co-direção: Fábio Weber
Produção: Fábio Weber e Rosaldo Cavalcanti
Roteiro: Rosaldo Cavalcanti
Edição: Fábio Weber

almasurfalmasurfalmasurfalmasurfalmasurfalmasurf