Bomba no mapa - Mar sobe no sul e sudeste

Potente ondulação do quadrante sul promete altas ondas para os próximos dias na região

por Lucas Conejero, 04/10/2018
follow

Uma potente ondulação do quadrante sul (S/SE - 14 segundos) está no mapa e promete altas ondas para os próximos dias nos litorais sul e sudeste do Brasil.

A previsão indica tempo nublado, temperaturas amenas, com chance de pancadas de chuva, mas o vento deve ser favorável para alguns picos da região e as condições podem ficar excelentes.

Sul

No litoral sul, o mar entra em transformação nesta sexta-feira. O swell começa a encostar, mas o vento do quadrante sul (S/SO) não vai dar trégua e deve detonar a formação das séries (na casa de 1 metro) na maioria dos picos.

A bomba chega no sábado e o mar deve amanhecer com séries na casa de 2 metros nos principais points. O vento ameniza e vai virando lentamente para o quadrante leste. O fim da tarde pode ser o melhor momento do dia. Vale ficar de olho.

No domingo, a ondulação perde intensidade gradativamente e as estimativas indicam séries de 1,5 metros pela manhã - menores no fim da tarde. O vento vira para norte / nordeste e sopra entre fraco e moderado - mais intenso no fim da tarde.

Sudeste

No litoral sudeste, durante a sexta-feira, um primeiro e mais fraco pulso de sul (8 segundos) atinge a região. As estimativas indicam séries na casa de 1 metro em SP e no RJ. No ES, as séries devem rolar com meio metro / meio metrão. O vento sudeste deve soprar entre fraco e moderado - mais intenso no Rio e no ES - e provavelmente vai comprometer a qualidade das valas.

A partir de sábado, a potente ondulação começa a dar as caras. O mar deve subir para valer até o fim da tarde e as séries podem ultrapassar os 2 metros nos picos mais expostos de SP e do RJ - menores no ES.

O swell atinge seu ápice durante a madrugada e o domingo deve amanhecer com séries na casa de 2 metros em SP e no RJ. No ES, as séries devem rolar com até 1,5 metros. Durante o dia, a ondulação perde força gradativamente.

O vento leste / nordeste está previsto para soprar entre fraco e moderado nos dois dias e as condições podem ficar clássicas em alguns points.